A RevistaRia

A revista virtual da Ria Livraria

Editorial

Direção Geral: Marcos Benuthe

Coordenação editorial: Morgana Kretzmann

Editor: Ian Uviedo

Assistente Editorial e Artes: Caroline Joanello

16ª Edição - poesia apenas

A edição Poesia Apenas, a décima sexta da RevistaRia, ao reunir material direcionado exclusivamente ao ofício poético, isto é, poemas inéditos, vídeo-poemas, ensaios e entrevistas sobre poesia, não pretende, como fazem numerosas publicações impressas e eletrônicas cujo trabalho admiramos, mapear a produção de poesia nacional contemporânea ou dizer que os trabalhos aqui reunidos representam todas as preocupações e temáticas que nossos poetas abordam.

Buscamos, sim, respeitar a pluralidade de vozes, de acordo com nossas possibilidades. Trazemos nesta edição poetas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Goiás, prezando, como sempre na história de nossa revista, o encontro de artistas já publicados e reconhecidos com artistas que estão começando, seja em zines, em saraus ou na publicação de seus títulos de estreia. Este diálogo constante entre gerações está no cerne da RevistaRia, e desde nossa primeira edição, em maio de 2020, é um direcionamento que tem nos trazido muitas alegrias. Cada edição da revista, pensamos nós, não deve ser entendida como uma unidade fechada em si, e sim como um ponto na malha que estamos tecendo há 16 edições. Os nomes aqui reunidos entram então para a galeria que vamos compondo há quase um ano e meio.

Se nesse momento julgamos pertinente dedicar uma edição inteira à poesia, é porque acreditamos que os olhares destes poetas, somando-se e contrastando-se, podem nos indicar vários caminhos de ação, mesmo quando a nossa ação é a percepção. A poesia sempre esteve presente na história da revista, já publicamos poemas e videopoemas, assim como entrevistas, sempre contando com a participação de poetas cujo trabalho nos comove. Ao dedicar esta edição à poesia, é para dizer que em nosso processo a poesia não é mera figurante, mas está em cada etapa do trabalho, na atenção e no carinho que temos com o que produzimos e com os textos que nos chegam.

Por isso mesmo, afirmamos que esta é a primeira, mas não a última edição poética da RevistaRia. Já almejamos dar continuidade, no futuro, à ideia que aqui se inaugura, procurando refinar ainda mais nossa pesquisa em direção à imensidão da pluralidade de poéticas que existem em tantas partes do país. De todo trabalho que envolve editar uma revista de literatura, poesia e artes, uma das melhores partes é, sem dúvidas, pesquisar e conhecer o trabalho de escritores, poetas e artistas que desconhecemos. Seguimos nos surpreendendo, mantendo vivo o espanto, e o resultado desta primeira edição voltada à poesia nos enche de energia para continuar neste movimento.

Na trilha de delicadeza que nos guiou neste mês de agosto, convidamos a artista visual Marina Rodrilla para criar, com seu traço leve, os desenhos que formam esta identidade visual, e não poderíamos ter ficado mais felizes - e impressionados - com o resultado. Ainda na parte gráfica, contamos com o artista da casa, Clóvis Stocker, e com uma tira inédita do grande Fábio Zimbres, artista de quem somos fãs.

Então só podemos agradecer. Agradecemos Marina, Clóvis, Zimbres. Agradecemos Rodrigo Qohen, Gabriela Ribeiro, Téo Puliti Serson, Lia Petrelli, Elisa Giannella, João Carlos Pinho, Rosa das Neves, Ian Uviedo, André Luiz Pinto, Anna Zêpa, Douglas Diegues - que nos brindou com poemas inéditos em seu portunhol selvagem -, Douglas S. Kim e Renata Ferreira. Agradecemos pelo cuidado e pelo respeito com que participaram desta edição tão importante para nós, com poemas de seus livros, muitos poemas inéditos e percepções sempre reveladoras do todo que nos cerca. Agradecemos pelo tempo, pelo fugaz e pela possibilidade de maravilhamento.

Boa leitura!

ian uviedo, editor responsável
pela REVISTARIA XVI - poesia apenas

agosto, 2021