HQ Ria

Literatura visual da RevistaRia

Guillermo Mordillo no Burone Bruché. Quino no El Mundo. Ziraldo n'O Cruzeiro. Jaguar e Millôr n'O Pasquim. Laerte e Angeli na Chiclete com Banana. Clovis Stocker ilustra essa seção na RevistaRia, que contará ainda com muitos convidados e convidadas cartunistas para dar a dimensão da imagem e do humor às nossas páginas. 


"Mas eu acho que o que me inspira mais neste trabalho é como o cartoon interage com os seus arredores. Paulo tem o seu personagem, Clovis, na verdade usando os painéis como uma estaca; como no quadrinho acima; em outros, Clovis pode estar colidindo com uma moldura ou movendo o painel sobre ele mesmo ao contrário ou mesmo apenas pulando uma moldura e olhando para trás, se perguntando o que ele pode ter acabado de perder.

Este tipo de idéia é chamado de "dispositivo". Efetivamente é algo a que você recorre de tempos em tempos e que os seus leitores associam com o seu trabalho. Exemplos disto são o Snoopy sentado em sua casinha, Calvin em seu disfarce de astronauta Spiff, Andy Capp dormindo no sofá etc.

Mas o que é tão inteligente sobre o dispositivo de Paulo é que ele o tornou dele. Ninguém pode usar este dispositivo sem que isso fique parecendo uma afronta direta. É uma ideia tão simples mas que eu, e eu suspeito que muitos dos meus contemporâneos também, queríamos ter pensado antes."

- Karl Dixon, artista britânico