Vê Só

Quem você indicaRia?

O Vê Só desta edição é pura poesia.

Aqui estão as indicações da equipe para inspirar as próximas semanas.

Morgana Kretzmann / Leia mulheres indígenas

De tantas coisas incríveis que chegam para a gente divulgar, escolhi este projeto super necessário do SESC Ipiranga junto com o Leia Mulheres Indígenas.

Neste mês de agosto (dia 31 para ser exata), começa o projeto "Leia Autoras Indígenas". "Uma websérie em 10 episódios, com participação de mulheres indígenas de diferentes povos ligadas à literatura. A programação busca incentivar a leitura de obras indígenas e contribuir para a descolonização do imaginário carregado de estereótipos e estigmas que recaem sobre os povos originários do Brasil."

O bate-papo será sempre online, 19h, pela plataforma do Youtube do SESC.

Vamos acompanhar?

Leia mulheres. Leia mulheres indígenas.

Maiores informações na imagem aqui ao lado. 

Marcos Benuthe / Ana Cristina Cesar e Paulo Leminski

Dois dos principais poetas brasileiros das décadas de 70 e 80. Expoentes da geração "mimeografo", têm em comum a vida breve porém importantíssima pra poesia brasileira, influenciando gerações de admiradores. E ambos foram contemplados com edições de sua poesia completa, em um único volume, pela Companhia das Letras.

PAULO LEMINSKI - estreou em 1976 e produziu ininterruptamente até 1989, ano de sua morte, aos 44 anos.

ANA CRISTINA CESAR - teve vida mais curta ainda, morreu em 1983, aos 31 anos.

Além de poeta originalíssima, também foi crítica literária, professora e tradutora.

Nesta edição voltada à poesia, quero indicar a iniciativa MAPA BRAVA - MAPEAMENTO, PESQUISA E CRÍTICA. Trata-se de um site criado por Gianni Gianni, Julya Vasconcellos, Priscilla Campos e Isabella Alves, que levando em conta a desigualdade presente no mundo editorial brasileiro, impulsionado pela lei Aldir Blanc e alimentado de forma colaborativa por meio de uma chamada aberta contínua, busca mapear a produção de poetas contemporâneas do Norte e do Nordeste do Brasil. Como uma peça que chega para fomentar uma discussão a cada dia mais urgente, proponho aos leitores da RevistaRia que dêem uma passada por lá e se deixem perder por tantos nomes fascinantes, de hoje e de sempre. Com certeza há muito com o que se surpreender.

site: mapabrava.com.br

ig: @mapabrava

Caroline Joanello / Escola de Poesia

A Escola de Poesia é uma editora sediada em em Porto Alegre, com um histórico de 22 anos dedicados ao estudo e à difusão da poesia, com foco na escrita amefricana. Conta com um selo dedicado a escritoras, o Orisun Oro, cujo título em Iorubá, pode ser traduzido como a "fonte da palavra". O projeto é encabeçado pela escritora Eliane Marques. Com canais na maioria das redes, a Escola de Poesia organiza leituras, cursos e publica preciosidades.