A RevistaRia

A revista virtual da Ria Livraria

Editorial

Direção Geral: Marcos Benuthe

Direção Executiva: Morgana Kretzmann

Coordenação Editorial: Morgana Kretzmann e Ian Uviedo

Assistente Editorial e Artes: Caroline Joanello

Produção e Diagramação: Jarbas S. Galhardo

14ª Edição - mulheres, liberdade & luta

Chegamos na nossa 14ª edição, com mais de 350 acessos diários. Seguimos fazendo nosso trabalho com seriedade e total dedicação e amor pela literatura e pela arte. Chegar a essa marca é algo a ser celebrado. E vamos celebrar, até outubro, na Ria Livraria com as devidas medidas de segurança contra a Covid-19. Aguardem nosso novo endereço!

Dito isso, esta edição, Mulheres, Liberdade & Luta, é especial em todos os sentidos. Não só por termos a musa Laerte, que neste mês de junho completou 70 anos e está sendo celebrada em todo o Brasil - naturalmente -, mas por todas as mulheres que admiramos, respeitamos e acompanhamos de perto seus trabalhos literários e de luta contra o patriarcado, contra o machismo e pela igualdade de espaço nos meios artístico, social e político.

Pois cultura é política, sim.

Nosso grito é também um grito pelo fim da discriminação, da subordinação, do assédio e da violência que todas as mulheres - todas as mulheres - cis e trans sofrem pelo simples fato de serem mulheres.

A igualdade entre homens e mulheres está na Constituição Brasileira, no artigo 5º e faz parte de uma sociedade democrática (para a infelicidade desse desgoverno, seguiremos lutando pela democracia), portanto deveria ser algo a que todos e todas estão submetidos. Infelizmente, isso não acontece. É só ver como os números de feminicídio e violência contra a mulher, por exemplo, aumentam nessa pandemia. O número de casos de violência doméstica, e isso apenas os que são denunciados, sem contar todas as que, por numerosas e trágicas razões, não podem fazer a denúncia, não só aumentou como dobrou no último ano.

É por isso, e por toda a força que irradia das organizações de resistência, do movimento feminista, dos slams formados por mulheres, e de todos os grupos que se preocupam em agir e insistir que a história poderia ser - e será! - diferente, que nesta edição contamos com gritos de alerta, gritos em forma de poesia, de contos, crônicas, artes, tirinhas, palavras.

A PALAVRA GRITA!

E estamos juntas, juntos e juntes, de mãos dadas com as incríveis Juliana Leite, Valéria Barcellos, Monique Malcher, Vanessa Passos, Dia Nobre, Fernanda Hamann, Rainha do Verso, Ana Naíra Uviedo e, como já dissemos, a Laerte.

Boa leitura!