A RevistaRia

A revista virtual da Ria Livraria

Editorial

Direção Geral: Marcos Benuthe

Coordenação editorial: Morgana Kretzmann

Editor: Ian Uviedo

Assistente Editorial e Artes: Caroline Joanello

17ª edição - novas letras novas caras - ano II

É com alegRIA que colocamos a edição NOVAS LETRAS NOVAS CARAS: ANO II no ar.

Na chamada aberta desta décima sétima RevistaRia, recebemos quase quatrocentas obras, entre contos, crônicas, poemas, ilustrações, fotografias e desenhos de treze estados diferentes. A grande maioria dos materiais enviados vieram de mulheres, escritoras e artistas de capitais e do interior dos seus estados.

A equipe editorial trabalhou durante um mês escolhendo cinco artes e vinte e dois textos vencedores.

A análise das produções artísticas, além de nos mostrar um grupo tão diverso e, pela primeira vez, com uma predominância feminina, nos fez perceber que o Brasil, através da literatura, demonstra como os muitos brasis se misturam nesse país continente e dialogam por meio das palavras, das suas histórias escritas.

A qualidade dos trabalhos enviados era alta. Não foi fácil chegar nos textos finalistas. Percebemos que cada vez mais novos autores estão produzindo e produzindo com um padrão muito elevado. Como análise, creditamos a isso, além de outros fatores, o número crescente de oficinas literárias que surgiram nessa pandemia na forma on-line, permitindo que novas caras, fora dos grande centros, tivessem a oportunidade de se aprofundar nos estudos com escritores-professores em oficinas já tradicionais, como as de Marcelino Freire, Andrea del Fuego, Noemi Jaffe e Paulo Scott, além das várias outras oficinas e orientações individuais que surgiram com nomes recentes e outros mais conhecidos.

A literatura pulsa no interior, nas capitais, pulsa no Brasil, mesmo sendo um país com uma taxa de analfabetismo tão alta, que lê tão pouco e remunera tão mal seus escritores e professores. Mais que um ato de resistência, é um ato de rebeldia. E é com muita honra que apresentamos esses rebeldes que insistem em escrever e escrevem cada vez melhor, e que integram esta nossa edição comemorativa, NOVAS LETRAS NOVAS CARAS: ANO II.

São eles:

NA PROSA: Alex Xavier, Anderson Estevan, Andrezza Postay, Bea Correa, Daniela Valverde, Elba Marques, Emanuel Madeira, Flávio Otávio Ferreira, Helena Machado, Helimar Macedo, Lorena Sodré, Luiz Renato Pinto, Tadeu Rodrigues e Victoria Cherniavsky. NA POESIA: Anna Julia Soares, Bárbara Mançanares, Caroline Silas, Cecília Lara, Érika da Silva Santos, Humberto Pio, Lucas Lazzaretti e Marcela Duarte. NAS ARTES: Gilda Portella, Gustavo Marcasse, Helen Fadul, Katarina Martins e Paulo F. de Medeiros.

Boa leitura!