A RevistaRia

A revista virtual da Ria Livraria

Editorial

Direção Geral: Marcos Benuthe

Coordenação editorial: Morgana Kretzmann

Editor: Ian Uviedo

Assistente Editorial e Artes: Caroline Joanello

Ela é controversa, volta e meia é censurada, possui adeptos febris e inimigos que, desconfiamos aqui, apenas lutam contra a imensa vontade de se jogar nela. É ela, a Literatura erótica. Desde que o mundo é mundo, o erotismo faz parte das histórias, da nossa tentativa de pegar a realidade com as mãos, a língua e a letra. Desde o desejo provocado pelo canto das sereias nos ouvidos de Ulisses, passando pela explosão sensual nunca levada a cabo entre Nogueira e Conceição em "Missa do galo", à urina de Simone escorrendo pelas páginas de "História do Olho", o erótico percorre conflitos, cenas e livros inteiros.

Aqui, renunciamos ao debate que tenta separar o erótico do pornográfico, ou que distingue a alusão do explícito. Buscamos a cadência do tesão. Na literatura erótica - seja ela considerada gênero ou não, esteja o erotismo presente o tempo inteiro ou em pequenos trechos - o que nos interessa é a capacidade de despertar aquela "cosquinha" no baixo ventre enquanto estamos lendo, de fazer a gente acelerar a respiração junto com a leitura, de nos obrigar a usar todos os sentidos da imaginação.

Diante da crescente onda conservadora que atravessa a nossa época, o texto erótico bem realizado é também uma contestação. Uma luz em cima do obscurantismo da moral e dos bons costumes, que, convenhamos, estão aí apenas para a foto da rede social. O erotismo nos reaproxima da nossa humanidade e nos faz perceber e compreender o outro.

Buscamos, nesta edição, explorar diversos níveis de erotismo. As autoras, autores e artistas que convidamos trouxeram originalidade e marcas autorais distintas. O resultado só podia ser assim, diverso e plural. A Brisa Alkimin, Tom Farias, Sandra Modesto, Ian Uviedo, Sara Albuquerque, Marize Castro e Yara Fers nos textos, e a Eduardo Kerges e Adriano Vanni nas artes, o nosso muito obrigada. Fizemos uma edição quente!

E a você que nos acompanha e lê, desejamos uma experiência intensa.

Boa leitura.