A RevistaRia

A revista virtual da Ria Livraria

Editorial

Direção Geral:  Marcos Benuthe

Direção Executiva: Morgana Kretzmann

Coordenação Editorial: Morgana Kretzmann e Ian Uviedo

Produção e diagramação: Jarbas S. Galhardo 

10ª Edição - As Biografias

Chegamos, chegamos na décima edição.

Há dez meses, quando, ainda desnorteados pela pandemia, elaboramos este espaço virtual para manter acesa a chama dos afetos, das trocas e da criação artística, nem imaginávamos a quantidade de alegrias que a RevistaRia nos traria, alegria que nos permitiria atravessar a turbulência dos dias.

Há dez meses plantamos uma semente que rapidamente cresceu e floresceu em certeza de vida e vontade de continuar.

Hoje, percebemos que toda a potência já estava presente naquela tímida primeira edição. Mas como calcular o tamanho daquilo que nem sabemos desejar, que nem supomos possível? Se há dez meses alguém virasse para nós e dissesse que em menos de um ano alcançaríamos cinquenta mil leitores, que em menos de um ano publicaríamos textos de Paulo Lins, Cidinha da Silva, Xico Sá, João Paulo Cuenca, Valéria Barcellos, Ivana Arruda Leite, Angélica Freitas, Andrea del Fuego, Marcelino Freire, Renato Negrão, Joca Reiners Terron, Clara Averbuck, Fausto Fawcett, entre muitos outros artistas consagrados e talentosíssimos iniciantes, se alguém nos dissesse isso, talvez não acreditássemos.

No entanto, aqui estamos nós, perplexos diante de tudo o que conquistamos.

O ano que se passou foi cheio de perdas das mais tristes, muitas delas desnecessárias. Não é por acaso que decidimos marcar esta décima edição com o tema AS BIOGRAFIAS. Ao escolher esse tema, queremos ressaltar a importância da memória, mas não apenas no campo artístico, como no humano. Queremos ressaltar a importância das histórias individuais, das vidas, todas elas criadoras, que não são, nunca serão números, estatísticas. Se colocarmos uma lente de aumento nas páginas da biografia de qualquer um, veremos histórias fascinantes, lugares que desconhecemos, caminhos infinitos de possibilidades. Somos sempre descendentes daqueles que vieram antes de nós, e por isso é bom celebrá-los quando possível, sobretudo em momentos em que precisamos deles para nos guiar, para abrir caminhos. Foi pensando em tudo isso que convidamos Jotabê Medeiros, Camila de Moraes, Daniel Feix e Jeanne Callegari, quatro artistas fantásticos de diferentes cantos do país, para contar um pouco sobre como foram suas experiências com a investigação biográfica e suas visões deste ofício.

Há dez meses, no editorial da nossa primeira edição, escrevemos que, como qualquer coisa humana, na RevistaRia a existência precede a essência, que nossa revista seria elaborada dentro de sua própria formulação, e hoje, quando olhamos o caminho que percorremos até aqui, só podemos agradecer às mãos habilidosas que moldaram a estrutura que nos sustenta. A todos e todas nossos leitores e leitoras, todas e todos que publicaram em nossas páginas, fosse falando de beatniks, amor, cinema, megalópoles, literatura jovem, futebol, vozes de hoje e sempre, ou música, pedimos que se sintam alcançados pelo nosso mais profundo sentimento de gratidão. E vamos em frente.

Que venham mais dez!