Vê só
Quem você indicaRia?

Cada um dos responsáveis pela RevistaRia indica nesta coluna as obras, artistas, ou personalidades que tem nos inquietado, como uma forma de sugerir aos nossos leitores um diálogo sobre aquilo que gostamos de ver, fazendo-nos sentir menos sós.

Acompanhe outras dicas no programa "VêSó" no Facebook, uma parceria entre o Centro Cultural B_arco e a Ria Livraria, encabeçada por nosso mestreamigo Marcelino Freire.

Morgana Kretzmann indica:

Meu Vê Só desse mês vai de Rodeio (SC) a Cuiabá (MT).

Duas pessoas que fomentam a literatura trazendo novos e jovens leitores para o encontro da escrita, da nossa prosa contemporânea. Em Rodeio, temos o poeta e editor Cristiano Moreira, que mantém a Biblioteca Rural, um espaço literário em meio a Mata Atlântica, onde há também uma espécie de museu tipográfico. Cristiano participou com poemas dessa coletânea que está gratuita aqui: https://morula.com.br/produto/uma-pausa-na-luta/ 

Em Cuiabá temos o professor de língua portuguesa do Instituto Federal do Mato Grosso, Luiz Renato Souza Pinto, que além ter um projeto incrível de empréstimos de livros, chamado, "Narrativas de Aluguel", também é escritor, autor do livro Xibio, entre outros.

Marcos Benuthe indica:

C.R.A.Z.Y.

Filme de Jean Marc Vallée, que depois se tornaria bem conhecido por Clube de Compras Dallas e séries de TV. Se passa nos anos 80 e conta a história de 5 irmãos, as iniciais de Crazy, protagonizado pelo despertar sexual nada convencional do irmão Zac. Pai rígido e conservador, porém carinhoso, e mãe amorosa e carola.Trilha sonora arrebatadora de David Bowie e Patsy Cline. Para a moçada sensível. 

Trailer, ficha técnica, sinopse e mais info: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-92604/ 

Ian Uviedo indica:

O filme Me Dá um Abraço?, dirigido remotamente por Fernando Barcellos, tornando-se o primeiro filme criado e dirigido na quarentena do COVID-19 por um diretor negro. É uma obra que reflete o processo experimental com que foi concebida e elaborada. É sem dúvidas uma das mais preciosas peças que vêm sido geradas desde que o vírus se instaurou na sociedade, alterando a vida em diversos aspectos. O elenco de Me Dá um Abraço? é: Taís Alves, Ernesto Xavier, Giovana Echeverria, Deborah Sargentelli e a música tema foi criada por Rafael Mike.

Para assistir ao curta, clique aqui.

Jarbas Galhardo indica:

O menino e o mundo

Sabe quando a gente perde o chão ao se deparar com um momento que surpreende de tão belo? Mesmo se emerge de uma sincera tristeza ou de uma dura realidade, a Beleza não nos dá outra opção senão sermos otimistas convictos. É o que Alê Abreu faz com O menino e o mundo. Não porque um longa de animação nacional, sem falas inteligíveis (os poucos diálogos são ditos em português inverso, como parece estar o mundo hoje, ao contrário), feito com lápis de cor, giz de cera, colagem e pinturas (na contramão das avançadas técnicas de animação 3D computadorizadas) tenha ganhando os principais e indiscutíveis prêmios nacionais e internacionais, como Annecy, o Annie ou a indicação ao Oscar. Mas porque Alê e seu menino nos chacoalham com a força da inocência e fazem despertar a inegável essência amorosa que dorme bem lá no fundinho de cada um de nós. Sempre vale a pena acordar com essa beleza.

Uma boa crítica e o trailer podem ser vistos em: https://www.papodecinema.com.br/filmes/o-menino-e-o-mundo/critica/