A RevistaRia
A revista virtual da Ria Livraria

Editorial

Direção Geral:  Marcos Benuthe

Direção Executiva: Morgana Kretzmann

Coordenação Editorial: Morgana Kretzmann e Ian Uviedo

Produção e diagramação: Jarbas S. Galhardo 

Cinema & Literatura

O escritor e roteirista Marçal Aquino disse certa vez, em uma entrevista, que alguns dos seus leitores já lhe perguntaram "quanto te pagam pra estragar seus livros no cinema?".

Estava falando das adaptações cinematográficas dos seus romances, já que a maioria dos leitores, principalmente aqueles que são fãs fervorosos de algum autor, considera suas obras escritas muito melhores do que as colocadas na tela.

Polêmicas à parte, sabemos que estamos aqui falando de linguagens diferentes: cinema e literatura.

Roteiro é ação. Além disso, a história contada num roteiro pode andar, se mover, através dos diálogos dos personagens. Saber escrever bons diálogos é essencial. E é um trabalho coletivo, o que fica no papel não é a obra final. A sétima arte é um trabalho longo, duro, e que envolve, na maioria das vezes, dezenas de profissionais.

Já a literatura é um trabalho solitário, tem uma linguagem própria, tu cria teus métodos, tua maneira de contar aquela história e tu precisa apenas da imaginação e da adesão do teu leitor, não de todo um aparato por trás, como num filme.

Mas no fim tanto um filme quanto um livro só funcionam se houver uma boa história.

Cinema e literatura: a arte de contar uma boa história.

Nesta quarta edição da REVISTARIA seguimos firmes com nosso principal objetivo ao criar a revista, que é o de trazer nomes conhecidos junto a novos nomes, numa espécie de apresentação, de espaço para o outro. Poetas, escritores, roteiristas, diretores, se misturando a atrizes, novos poetas, novos artistas.

O resultado de tudo isso é este, a edição mais representativa que tivemos até hoje. Além disso, começamos uma nova fase, com vídeo-poemas, podemos até chamar de curta-metragem-poema (quem define o que é arte?).

Literatura e Cinema. Sexta e sétima arte juntas nesta nossa edição #4 da REVISTARIA.

Abra. Leia. Assista. SorRIA, você está sendo filmado.

E não se esqueça: desligue seus celulares e aproveite a sessão.